A tecnologia que pode tomar decisões por nós

Comentário da matéria “A tecnologia que pode tomar decisões por nós”

Jornal Valor Econômico

 

“As pessoas vão passar menos tempo tentando fazer as tecnologias funcionarem (…) porque elas serão perfeitamente integradas” – esta é uma das frases do presidente executivo do conselho do Google, Eric Schmidt.

O executivo de uma das maiores empresas do planeta não está errado. A tecnologia continua revolucionando o futuro, mas agora está ainda mais íntima do dia-a-dia das pessoas. São as chamadas “tecnologias inteligentes”.

O Jornal Valor Econômico nos explica melhor o que são estas tecnologias inteligentes através de exemplos. De maneira mais arrojada, um grupo de designers da Alemanha apresenta a BigCam –  futura lata de lixo que equipada com um smartphone tira uma foto e analisa se seu resíduo descartado está de acordo com o “evangelho da ecologia”. E tem mais: sua foto será publicada em seu Facebook para que seja analisada por todos seus amigos.

Na palavra de seus criadores, “a BigCam foi projetada para aumentar a consciência  do indivíduo sobre sua atitude com relação à reciclagem e desperdício de alimentos”, na esperança de mudar hábitos.

Mas também podemos perceber a evolução das tecnologias inteligentes em soluções mais simples e usuais. Hoje já existem os sensores inteligentes no carro que podem nos dizer se estamos dirigindo muito rápido ou freando subitamente. Outro exemplo é uma chaleira com conexão para a internet que nos alerta quando a rede elétrica está sobrecarregada.

Uma tecnologia que busca amenizar nossos erros e atos falhos. Agora “tomar decisões por nós” talvez seja muita pretensão diante da complexidade humana. Tecnologias que nos ajudam a resolver os problemas são inteligentes e, portanto, serão integradas em nosso cotidiano.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU