Comentário da matéria “Sem chefe, sem horário, sem estresse”
Revista Info
Este título lhe causa estranheza? Esta não é a sua realidade? Realmente, grande parte das empresas do mundo adotam regras inflexíveis de averiguar a presença e os resultados de seus funcionários. Entretanto, na contramão do que todo mundo faz, muitas companhias vêm reestruturando intimamente sua modalidade de negócios e o seu jeito de se relacionar com as pessoas, principalmente com os seus colaboradores.
A Revista Info nos mostra algumas experiências em que a ausência de hierarquia e a liberdade na hora de trabalho dos profissionais tem se revertido em maior produtividade e um ambiente de trabalho muito melhor.
- Na Netflix, as férias são flexíveis sem limitação de tempo ou burocracia;
- Na Cisco, contratações são decididas em consenso. É comum também que os funcionários trabalhem em casa.
- Na empresa Vagas Tecnologia, que gerencia o portal Vagas.com, não há chefes. As pessoas são livres para participar dos projetos que desejarem.
- Escritórios como os do Google e da produtora D3 privilegiam a qualidade de vida e a descontração dos funcionários.
- Startups de tecnologia, como Genentech e Evernote, oferecem benefícios que vão de babás a bônus para férias.
Em uma reportagem extensa, algumas declarações me chamaram a atenção. Joris Evers, diretor global da Netflix, disse: “Contratamos adultos especialistas em suas áreas de atuação. Essas pessoas sabem o que fazem e quais são as suas atribuições”. Enquanto Jason Fried, presidente da desenvolvedora de aplicações web 37Signals, afirma que o controle rígido de horário estimula as pessoas a trabalharem por mais tempo, não necessariamente de maneira mais produtiva.
As empresas citadas são pioneiras e grandes responsáveis pelas mudanças de direção que o mundo corporativo se volta. E agora? Você está preparado para trabalhar com estes moldes? Repare que não se trata de uma troca de favores, mas sim de confiança em pessoas responsáveis, pró-ativas e comprometidas. Valores antigos no mundo moderno, que preza por qualidade de vida. Afinal, “todos estamos ou não estamos” no mesmo barco?
Web Cams Sex
Faça um comentário