EUA tentam emplacar biblioteca sem livros

Comentário da matéria “EUA tentam emplacar biblioteca sem livros”

Jornal Valor Econômico

 

O título da matéria pode assustar: biblioteca sem livros? Na verdade, não é bem assim. O Jornal Valor Econômico nos apresenta a primeira biblioteca pública totalmente digital com livros para download. Um comando do Texas (EUA) lidera o projeto experimental.

O lugar, que será aberto nos próximos meses perto da Prefeitura de San Antônio, terá cerca de 10 mil títulos e 150 leitores eletrônicos para os clientes consultarem, incluindo 50 para crianças. A biblioteca permitirá aos usuários acessarem os livros remotamente e contará com 25 laptops e 25 tablets para uso interno, assim como 50 computadores. Com o custo inicial de US$ 1,5 milhão para o projeto, o investimento será mais baixo que o de montar uma biblioteca tradicional e analisam abrir novas unidades.

Como em todo projeto novo e ligado às novas tecnologias, existem os mais resistentes quanto às mudanças. Alguns advertem que muitos títulos populares em versões digitais ainda não estão disponíveis. Em sua defesa, o governo afirma que é preciso que as pessoas se adaptem para que a indústria ofereça mais títulos. “A tecnologia está mudando rápido demais para se fazer investimentos em conhecimento impresso”, diz Nelson Wolf,principal político do condado do Texas.

Ao contrário do que muitos críticos afirmam, a biblioteca digital não vem para exterminar os livros e, sim, popularizar a leitura. Os livros digitais são mais atraentes, mais fáceis de serem adquiridos e compartilhados. Também acredito que quanto mais bibliotecas digitais, mais tablets com preços populares e mais incentivos governamentais, proporcionalmente crescerá a publicação de títulos no formato digital.  Um caminho sem volta que garante uma inovação íntima no processo de leitura e aprendizado, mas que não despreza o caminho importantíssimo que os impressos tiveram para a geração de conhecimento e propagação da informação.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU