A Savana do Silício

Comentário da matéria “A Savana do Silício”

Revista Veja

 

Você já imaginou o Quênia como um grande pólo tecnológico?

Pois se você respondeu que não, você se enganou. Sim, é verdade que uma das cidades mais pobres do mundo, o Quênia, está construindo ao sul da sua capital, Nairóbi, uma espécie de versão africana do Vale do Silício: a cidade tecnológica de Konza.

Esse grande projeto tecnológico que é considerado um dos maiores da atualidade, será infraestruturado inicialmente pelo poder público e o restante virá da iniciativa privada. O objetivo do projeto é atrair empresas de eletrônico, desenvolvedores de software e callcenters de todo o mundo. O governo queniano diz que a gigante coreana Samsung e a companhia chinesa Huawei já deverão instalar unidades em Konza.

O projeto de 10 bilhões de dólares com certeza é muito inovador para o país, e dará uma “cara nova” ao Quênia. Mas como a revista Veja cita, essa cidade tecnológica não é obra do acaso. Em 2007 empreendedores locais criaram sistemas de pagamento por celular, que hoje é mais usado do que qualquer outro país do mundo (representa um total de 70% da população adulta). O Quênia é um exemplo de país, que mostra que não há necessidade de um alto desenvolvimento local para que a inovação e a tecnologia possam fluir em um território. Mas para que todo esse projeto também aconteça, é necessária a capacitação de mãe de obra, investir na educação com o intuito de qualificar e incentivar a pesquisa e a geração de conhecimento.

Goiás também está dando seus primeiros passos para a construção do seu primeiro parque tecnológico que será entre a região de Goiânia e Anápolis. Uma obra que vai atrair novas empresas e dará suporte para o desenvolvimento das locais.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU