Pedágio para o Google

Comentário da matéria “Pedágio para o Google”

Revista Veja

 

Desde o surgimento da internet aconteceram muitas mudanças no mundo da comunicação. De uma maneira inédita, as pessoas se acostumaram com a gratuidade da informação obtida na rede. Algumas empresas de comunicação até relutam, cobrando pelo acesso de seu site, mas esta prática não é muito aceita pelos internautas. Sendo assim, a receita gera em torno dos patrocinadores, que estão dispostos a anunciar e atingir o público consumidor que é on-line.

Esta é uma lógica de mercado, mas a Revista Veja nos mostra que há muita “gente grande” que não aceita este lucro resumido. Desta vez, quem esta causando polêmica é o Xavier Niel, sócio-fundador da Free, uma das maiores operadoras de internet, telefonia e TV a cabo da França. O empresário decidiu bloquear os anúncios do Google na própria Free.

O governo da França pressionou o empresário a voltar atrás. A batalha sofreu um intervalo, mas será retomada. Na verdade, a relação da União Empresária com o Google também está conturbada. O buscador é suspeito de desviar as buscas dos usuários para páginas e serviços de sua propriedade que lhe proporcionaram anúncios.

Aqui há o questionamento: será que para ter informação confiável é preciso pagar por ela? A internet revolucionou a comunicação, pôs fim a hierarquia de quem reporta a informação e estremeceu o antigo dizer: “quem tem comunicação tem o poder”. É preciso repensar em orientações legais, mas mais do que isto, é preciso cuidar para que a internet não perca seu caráter colaborativo e democrático.

 

 

 

 

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