Comentário da matéria “Brasil é mercado crucial para firmas de tecnologia da China”
Jornal Valor Econômico
O mercado brasileiro está cada vez mais importante para as grandes empresas de tecnologia de consumo. A China, por sua vez, aproveita a oportunidade para dominar o mercado e não poupa esforços para investir significamente no Brasil.
“Todas as marcas estão agora de olho em nós. Todas elas estão chegando ao Brasil”, diz Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento a clientes da firma de pesquisa Millward Brown em São Paulo.
A chinesa Lenovo, segunda maior fabricante de computadores de mesa do mundo, entrou agressivamente do Brasil e já possuí 4.000 empregados, além de completar a aquisição por R$300 milhões da empresa de eletrônicos CCE, cujo parque industrial fica em Manaus. E também já está construindo em Itu, São Paulo, sua primeira fábrica no país – um investimento de US$ 30 milhões.
A Lenovo, que afirma que o Brasil é agora o seu maior mercado fora da China, sabe que não será fácil a disputa com outros gigantes como: a Google que domina o setor da internet em várias categorias, o Facebook que teve um crescimento significativo no Brasil e tem em média 43,3 milhões de visitantes por mês em seu site, a sul-coreana Samsung que também investiu muito no país e já se tornou uma das maiores em vendas de PCs e smartphones, ou até mesmo a Apple, que apesar de ter uma participação menor no mercado brasileiro comparado com os outros países, já está tomando as providências necessárias para abrir ainda esse ano suas primeiras lojas oficiais no Brasil.
A presença de diferentes empresas no país aumenta a disputa entre as concorrentes na grande batalha pela liderança do mercado, o que gera produtos cada vez mais desenvolvidos e sofisticados. Ponto positivo para os consumidores, que também podem se satisfazer com mercadorias mais baratas devido à possível redução de impostos por aquelas fabricadas no Brasil.
Web Cams Sex
Faça um comentário