Um jeito anônimo e polêmico de usar a web

Comentário da matéria “Um jeito anônimo e polêmico de usar a web”

Jornal Valor Econômico

 

Tor? Você sabe o que é isto?

O Jornal Valor Econômico nos esclarece que Tor é um serviço gratuito que torna a navegação na internet anônima para qualquer pessoa. Mais de dois milhões de usuários e cerca de 3200 voluntários formam um rede colaborativa que permite a existência do Tor.

Para entender melhor, utilizo as palavras de Andrew Lewman, diretor executivo da Tor, ao ser entrevistado pelo The Wall Street Journal.  O Tor, começou em 1996, como um projeto do Laboratório de Pesquisas Navais dos Estados Unidos chamado Onion Routing, ou roteamento em camadas, que envia os dados do usuário entre uma série de computadores voluntários. O processo faz com que seja praticamente impossível rastrear o pedido de dados identificando o usuário original. Visto de fora, fica parecendo que o pedido de dados veio do último voluntário da cadeia.

Hoje, o Tor recebe investimento de agências do governo americano, sueco e outros grupos  que apoiam a liberdade de expressão e a pesquisa científica. O discurso dos apoiadores é que serviços como o Tor proporcionam privacidade e segurança que podem salvar a vida de pessoas que, de outra forma, poderiam enfrentar represálias extremas, como é o caso de países como Irã e China.

Em nova política econômica, baseada na digitalização de todos os processos e de arquivos nas nuvens, aparecem novas soluções, que antes nunca foram imaginadas. O Tor é reflexo de uma geração multifacetada, em que a privacidade é questionada como um valor na sociedade pós-moderna.

Infelizmente, por algumas vezes, o serviço que foi criado para proteger usuários da net às vezes vira arma nas mãos de criminosos. O Jornal Valor Econômico revela o caso em que foi encontrada pornografia infantil em máquina da Tor. Uma verdadeira armadilha para a polícia que fica incapacitada de averiguar a origem do crime, afinal rastrear o usuário é praticamente impossível.

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU