Comentário da matéria “Smartphone rentável é desafio para gigantes”
Jornal Valor Econômico
Com muitos posts já abordamos inúmeras vezes neste blog o assunto da mobilidade. Todos nós queremos estar conectados – o tempo todo e a todo lugar. Atenta a esta tendência de consumo, as maiores companhias de tecnologia do mundo investem, principalmente, em seus modelos de smartphones.
Cada vez mais nos deparamos com diferentes modelos de telefones e mais sistemas operacionais. O preço fica mais acessível e cada vez mais pessoas dominam o uso dos aplicativos. Mas agora, cabe a pergunta: em um mercado tão competitivo, como as indústrias garantem seu lucro?
O Jornal Valor Econômico, com a matéria “Software poderoso é o escudo que protege a ação da Apple”, nos esclarece que os lucros estão minguando nós últimos anos para empresas que eram consideradas as grandes estrelas de tecnologia.
Companhias como Nokia (dona do quase extinto sistema operacional Symbian) e Reserch In Motion (RIM dona do BlackBerry), que dominaram esse mercado por anos, viram sua participação de mercado quase se tornarem inexistentes, principalmente com a chegada do sistema Android, do Google, de código aberto e que não exige o pagamento de licença de uso, como os demais sistemas.
A consultoria Asymco confirma que o lucro operacional existe realmente somente para três fabricantes de smartphones. A Apple responde por 60% desse resultado, advindo da alta lucratividade de seu iPhone. Em seguida aparecem a Samsung com 38,5% de participação e a HTC com 1,3% de participação e resultado.
Como atingir o lucro neste segmento? Bruno Freitas, supervisor de pesquisas do IDC Brasil, ao ser entrevistado pelo Jornal Valor Econômico, observa: “Os fabricantes de aparelhos e as indústrias de software terão de investir muito em inovação para conseguir lucrar oferecendo produtos sofisticados a preços baixos”.
Mais do que preço, é preciso oferecer experiência. Ganha quem inova e apresenta suas soluções com pioneirismo. A tecnologia ainda nos encanta e é por isto que ganha adeptos novos dias. Com o celular, não pode ser diferente.
Web Cams Sex
Faça um comentário