Paciente é monitorado a distância

Comentário da matéria “Paciente é monitorado a distância”

Jornal Valor Econômico

 

Como a tecnologia pode ser aplicada na medicina?

Você pode ter pensado em novos remédios ou estudos científicos. Mas na realidade, existe uma tendência forte para a “telemedicina”. Isto significa que os avanços de tecnologias para o atendimento à distância estão rapidamente se tornando comuns.

Segundo dados do Jornal Valor Econômico, a aplicação da telemedicina pode crescer até 50% nos próximos anos. Novas áreas como monitoramento doméstico de pacientes, consultas por videoconferências, apoios em emergência, além de cirurgias acompanhadas de robôs puxam o desenvolvimento tecnológico no setor.

Neste novo nicho, empresas apresentam novas soluções. Alguns grupos brasileiros tomam à dianteira. A companhia Solutione, localizada no Porto Digital, de Recife, especializou-se em integrar equipamentos médicos a sistemas de transmissão de fornecedores como GlobalMed e Siemens.

A criação de soluções para o setor deve aumentar porque as novas gerações de profissionais de saúde são mais afeitas a inovações”, diz Rodrigo Werneck, gerente de contas da Solutione.

Do outro lado, estão as unidades de saúde como o Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, que já começou a atender pacientes, com acidente vascular cerebral, admitidos em unidades que não dispõem de neurologistas para a avaliação da emergência. Por meio de sistemas de teleconferência, o médico de plantão receberá orientações de um neurologista.

As experiências, apesar de iniciais, revelam um nicho de mercado a ser explorado. As soluções devem englobar não só softwares, mas equipamentos, logística, capacitação profissional, entre outras áreas. Um filão de negócios amparado no real benefício que a tecnologia pode trazer à saúde: mais agilidade e exatidão.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU