O gene da web

Comentário da matéria: O gene da web

Revista VEJA

Fruto de estudos acadêmicos, o termo meme é definido como “uma unidade de revolução cultural” que se propaga de indivíduo para indivíduo. É uma ideia que se espalha pela sociedade num processo de imitação. Transformado pelo mundo virtual, e não mais restrito às universidades, o conceito de Richard Dawkins entrou na web. Independente do formato – vídeos, fotos, desenhos ou frases – os memes se tornaram uma das expressões mais fortes da cultura criativa da internet.

 

“Eles surgem em relação a algum acontecimento. Depois, são remodelados conforme se espalham até que tomem forma final e virem bordão. Não costumamos saber onde começam. Mas é fácil entender o significado de cada meme.” Afirma o chinês Ray Chan, criador do 9gag.com, site de comédia que divulga memes. Criado em 2008, pelos irmãos Cris e Ray Chan, o site mantém 70 milhões de acessos mensais e já recebeu 3 milhões de dólares de investidores.

 

Os irmãos chineses não são os únicos a enxergarem os memes como “business”. “Piadas estão entre os tópicos mais compartilhados na internet. A evolução natural é profissionalizar a cultura moldada pelo humor on-line”. Comenta Jonah Peretti fundador do BuzzFeed site de humor, que possui conteúdo próprio e 130 funcionários.

 

Para Peretti “o meme virtual é parecido com o do mundo acadêmico. Enquanto o idealizado por Dawkins forma piscinas de conhecimento, o da web serve de base para a cultura on-line.” Os memes refletem a realidade contida na forma em que a sociedade se comunica nos tempos atuais. A alta capacidade de circulação e a possibilidade de transitar por diversas culturas fazem dos memes disseminadores de ideias que podem render muito mais do que risos.

 

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU