Os novos vales do silício

Comentário da matéria: Os novos Vales do Silício

Revista VEJA

 

O Vale do Silício, principal polo tecnológico do mundo, não é mais o sonho ou a opção de muitos empreendedores. Os bons ventos soprados pela sede de inovação e desenvolvimento permitiram a ascensão de novos pólos tecnológicos, o que levou a descentralização e ao rompimento da dependência com o Vale. É o que nos mostra a reportagem da revista VEJA.

Em Nova York, o Silicon Alley, Beco do Silício em inglês, apresenta considerável crescimento e já equivale a um terço do Vale em termos de novos negócios. A cidade é hoje o polo de tecnologia que mais cresce nos EUA. “Em Nova York há menos competição que no Vale. Lá todo mundo quer ser o próximo empreendedor. Em Nova York, a disputa é menor e temos uma variedade maior de profissionais, como publicitários, para tocar nosso negócio.” Afirma, David Karp, jovem empreendedor que criou o Tumblr, startup de sucesso que nasceu em Silicon Alley.

Londres segue em ritmo parecido. O governo britânico abriu as portas para os empreendedores com planos de incentivos para os investimentos em tecnologia. A medida fez com que, em pouco tempo, o número de startups aumentasse de 300 para 770. Facebook, Intel, Cisco e Twitter são exemplos das gigantes que apostam em Silicon Roundabout – Pólo tecnológico de Londres. O Google também investe pesado no polo londrino e inaugurou, recentemente, o Google Campus, um prédio de sete andares que abriga 100 empreendedores e grupo de investidores. “Aqui a indústria é nascente e há menos competição e mais colaboração do que no Vale do Silício.” Diz Ezequiel Vidra, diretor do Campus.

A evidência de novos polos de tecnologia abre oportunidade para a inovação  aos empreendimentos. Essa realidade é completamente compatível com o cenário atual em que boas ideias borbulham o tempo todo, principalmente na arena da tecnologia. Centralizar o conhecimento e as oportunidades é dar espaço ao regresso. O papel do Estado, nesse sentido, é muito importante. Políticas de incentivo, a exemplo do governo de Londres, são de grande valia. Estado, empresários e investidores devem somar esforços para incentivar e dar suporte ás novas ideias e soluções a fim de salientar o desenvolvimento.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU