Na trilha aberta por Crick

Comentário da matéria “Na trilha aberta por Crick”

Revista Info

Estamos às vésperas de um grande fato para a ciência mundial. O jovem neurocientista, Philip Low, testará sua experiência, batizada de iBrain, na Universidade de Crambridge, na Inglaterra, no dia 7 de julho. O dispositivo trata-se de uma nova tecnologia capaz de interpretar as ondas eletromagnéticas produzidos pelo ato de pensar e traduzi-las em palavras

O fato já seria extraordinário por si só, mas se torna ainda mais especial ao sabermos que o aparelho iBrain será testado em Stephen Hawking, um dos cientistas mais importantes do planeta, que sofre os sintomas de um tipo grave de esclerose, caracterizado pela crescente paralisia dos músculos.

O iBrain é a única esperança para que Stephen Hawking possa manifestar-se com o mundo, ou seja, é uma saída para que seu cérebro tão ativo tenha uma canal de comunicação com o resto da humanidade.

“A pessoa naquele estado, em geral, só pode piscar os olhos e, assim dizer sim ou não a determinada pergunta. Não pode tomar a iniciativa de dizer que está com fome, com sede – ou no caso da mente genial de Hawking, informar à comunidade científica, por exemplo, ter chegado à conclusão de que o neutrino, a misteriosa partícula subatômica onipresente no cosmos, tem massa”, explica o neurocientista Phipil Low, em entrevista para a revista Info.

A invenção de iBrain trata-se de um salto científico. Seu segredo está na simplificação e no aumento da eficiência de captação das ondas cerebrais. O que antes parecia ficção científica se materializa em nossa realidade. Investir em pesquisa, ciência e tecnologia é acreditar no potencial humano em criar soluções inovadoras, que melhoram a vida com qualidade.

Como exemplo, temos o caso do Brasil, em que a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 25,4 anos de 1960 a 2010, ao passar de uma média de 48 anos para 73,4 anos. Índices que demonstram como a inserção da tecnologia e a evolução nos tratamentos de saúde refletem em uma maior sobrevida da população, que vive com qualidade e segurança. A tecnologia, se gerida com responsabilidade, traz benéficos reais à população, em espaços de tempo curto, a fim de se gerar sociedades mais igualitárias e com diretos humanos preservados.


 


Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU