Esperança para os cegos

Comentário da matéria “Esperança para os cegos”

Revista Veja

A Revista Veja nos mostra a experiência inédita do Hospital de Olhos de Oxford e do Hospital do King’s College de Londres ao implantar uma espécie de retina eletrônica dentro do globo ocular de dois pacientes praticamente cegos, diagnosticados com retinose pigmentar. Ambos manifestaram resultados surpreendentes; em pouco tempo, já distinguiram um foco de luz em uma parede escura e evoluíram a ponto de notar um prato sobre uma mesa e de diferenciar formas geométricas básicas.

Parece pouco, mas esta experiência está revolucionando o caso de retinose pigmentar no mundo, antes considerado crônico pela medicina. Cegos de todo o planeta se enchem de esperança e os profissionais da saúde comemoraram o resultado. Outros países devem iniciar nos próximos meses experimentos semelhantes, inclusive o Brasil, no campus de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).

De maneira sucinta, a tecnologia utiliza de um microchip com 1500 microscópicos pixels receptores, alimentado por uma bateria com vida útil de dez anos, que é colocado entre o crânio e a pele. Tal retrato nos mostra a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação em prol da Saúde. Fomentar e articular pesquisas científicas nesta área é um compromisso com a cura e com a qualidade de vida da população, por isto deve ser prioritária nas políticas públicas e um tema transversal entre as esferas dos governos federal, estadual e municipal.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU