O Facebook das finanças

Comentário da matéria “O Facebook das finanças”

Revista Exame, 30/01/2012

Por que você usa uma rede social? Muitos poderão responder esta pergunta assim: estreitar os laços com os amigos, conhecer novas pessoas, ficar sintonizado as novidades da web, se expressar, entre outras justificativas. Entretanto, algumas pessoas estão de olho nas redes sociais para fazer negócio e ganhar dinheiro.

Nos Estados Unidos, um dos recentes destaques na rede é o StockTwits, uma rede social especializada no mercado financeiro. Com mais de 150.000 membros ativos, o website se tornou uma mania entre investidores, que compartilham idéias, dicas, gráficas e outros dados em até 140 caracteres. Além de ser um espaço de debates, o StockTwits tem como missão ser uma ferramenta capaz de antecipar o movimento de mercado.

Na mesma linha, estão alguns sites brasileiros. A Revista Exame cita o Investmania, lançado pela Título Corretor, de São Paulo, em dezembro passado e hoje tem cerca de 20.000 usuários. Todos os dias, investidores fazem previsões sobre o comportamento de ações no pregão seguinte. Cada acerto dá direto a 1 ponto a mais no ranking, cada erro,1 ponto a menos. Além disso, os investidores que produzem boas análises são recompensados sempre que um outro membro curtir o seu perfil.

Outra iniciativa semelhante no Brasil é a rede Meivox, ainda em fase de testes. No site, os usuários informam transações de compra e venda de ações no momento em que elas acontecem. As informações permitem que um algoritmo calcule a rentabilidade de cada investidor, destacando aqueles que alcançam melhor resultado.

As experiências na rede podem aparecer somente dinâmicas de iniciação, entretanto, cada vez mais os especialistas relevam as experiências da web. O conjunto de informações produzidas na internet pode sim oferecer algum grau de previsibilidade sobre preços de ações, ou seja, quando muita gente repete que uma determinada ação vai subir ou cair, a chance de acontecer isto cresce. Esta realidade demonstra o poder das redes sociais, como canal de influência na realidade. É na web, que as pessoas se unem e estão prontas para dar respostas coletivas e acertivas.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU