Comentário da matéria “Na trilha da Kodak”
Revista Isto É, 13/01/2012
A Revista Isto É fez uma matéria especial sobre os casos em que gigantes da tecnologia não se mantiveram com sucesso no mercado diante da revolução digital. O comportamento inflexível às mudanças e o tradicionalismo fez com que as multinacionais não percebessem as exigências do consumidor, fazendo que seus enormes patrimônios, materiais ou imateriais, virassem ruínas na eminência de desmoronar.
Destaca-se a situação da Kodak, a companhia que não se adaptou à câmera digital, com receio da destruição de seu negócio de filmes fotográficos. “Resultado: ficou fora dos dois mercados”, de acordo com trecho da reportagem citada. A empresa tenta se reerguer ao contratar um novo CEO, Antonio Perez e lançar recentemente um plano de reestruturação. O futuro ainda é incerto, mas pelo menos há uma mudança de direção nas decisões estratégicas.
A Nokia, que experimentou a liderança em 2010 ao ter 36% do setor de telefones inteligentes, foi perdendo mercado sem parar e com menos de um ano caiu para 17%. Situação semelhante a do Yahoo!, portal de internet líder e precursor, que viu as concorrentes, muito mais novas, conquistarem os internautas, de maneira expressiva e rápida.
Fazer negócios nos dias atuais é estar preparado para as mudanças, portanto inovação deve fazer parte do DNA da organização, para se antecipar às exigências do mercado e surpreender os consumidores. Como diria Steve Jobs, “você não pode apenas perguntar aos clientes o que eles querem e depois tentar dar isso a eles. Eles querem algo novo”.
Web Cams Sex
Faça um comentário