Download é legal?

Comentário da matéria “Download é legal?

Revista Carta Capital, 18/12/2011

 

A Revista Carta Capital do mês de dezembro nos mostra a experiência inovadora do Governo Suíço ao considerar a prática do download uma atividade legal, desde que seja para uso pessoal. A decisão partiu após os resultados de uma pesquisa que averiguou o comportamento dos internautas: quem “pirateia” arquivos da internet também gasta para comprar produtos na rede.

Exemplificando: quem baixa músicas na internet, tem mais chances de ir aos shows dos artistas. No ramo dos videogames, os que baixam jogos ilegalmente também compram mais jogos do que os que não pirateiam nada. Quem faz downloads de filmes, acaba escolhendo alguns para ir ao cinema. Portanto, o gasto é constante e o ato de baixar conteúdo é complementar.

Os internautas e seus downloads pertencem a um novo estilo de vida, em que a internet faz parte do cotidiano das pessoas e as reúne em uma sociedade literalmente globalizada. Não é a toa, que o Conselho de Direitos Humanos da ONU designou o acesso à internet como um direito humano.

O governo suíço apresentou um novo jeito de se ver e encarar a internet como aliada à economia. Para as gravadoras, que continuam com o discurso de que a internet ameaça as produções culturais, a legislação suíça recomenda que elas se adaptem ao novo comportamento dos consumidores.

O comportamento do líderes da Suíça reflete a maturidade frente aos novos desafios da sociedade. A reflexão sobre as novas tecnologias, baseadas em pesquisas sérias, legítimas e ausente de preconceitos,  é importante para as tomadas de decisões contemporâneas, seja no universo on-line ou off.

 

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU