Sozinhos na rede

Comentário da matéria “Sozinhos na rede”

Revista Galileu, junho de 2011-09-14

O fato de que muitas pessoas preferem ficar na internet a sair com os amigos foi tema da pesquisa da socióloga e professora do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Sherry Turkle. Ela descobriu que muita gente, gasta 80% a 90% do dia trocando mensagens, seja numa rede social ou e-mail.

Para a pesquisadora, este comportamento moderno é reflexo de um uso abusivo da tecnologia, que muda os relacionamentos, de forma negativa. “Quando estou na praia, vejo muitas famílias juntas, mas com pais e filhos fuçando nos celulares em vez de interagirem entre si”, diz Sherry Turkle.

A pesquisa evidencia não só a ausência do convívio entre as pessoas, mas como os sozinhos encontraram uma maneira para camuflar sua solidão. De acordo com a pesquisadora, em entrevista a Revista Galileu, o segredo está em dosarmos nossa conectividade e percebermos que nada substitui o contato físico com as pessoas.

Tudo na vida é preciso equilíbrio. Os excessos são perigosos e ameaçam a sensatez humana. A pesquisa veio a confirmar que a distância entre as pessoas não está trazendo felicidade e realização, pelo contrário, tem se manifestado como depressões e outras doenças. Devemos cuidar de nossos relacionamentos como um dos bens mais preciosos. E a internet deve ser mais uma ferramenta para conseguir e manter amigos.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU