A fábrica de clones

Comentário da matéria “A fábrica de clones”

Revista Exame, 23/07/2011

O que você acha de copiar um serviço da internet?

A empresa alemã Rocket acha que esta é uma forma de ganhar dinheiro e crescer no mercado online. Três irmãos, Marc, Oliver e Alexandr Samwer são os sócios fundadores da empresa, que hoje é um das maiores companhia de internet da Europa.

Tudo começou ao criarem um site de leilões virtuais, cópia fiel do e Bay. Cinco meses depois de alançado, o site foi comprado pelo próprio eBay por 54 milhões de dólares.  Este processo se repetiu várias vezes: em 2004, a Rocket vendeu o Jampa, espécie de portal de conteúdo para celulares, por 273 milhões de dólares, e do Studi VZ em 2007, um clone do Facebook, por 112 milhões de dólares.

Esta história nos remete que mais que uma fábrica de clones, a Rocket é uma linha de produção de startups. “Detectar idéias de negócios que podem ser aplicados em outros mercados é sem dúvida um dos pilares do sucesso da estratégia”, descreve a Revista Exame ao publicar matéria sobre o case Rocket.

No Brasil, está uma unidade da corporação, situada em São Paulo (SP). Aqui já foram lançados do Wimdu, serviço online de aluguel de quartos e apartamentos, antes mesmo da chegada do AirBnB, os criadores do conceito, e também a Dafiti, um clone da Zappos – a maior loja online de roupas e calçados. Outras seis estão em processo simultâneo de gestação e devem ser lançadas em 2011.

A postura dos irmãos Rocket nos mostra que até para copiar é preciso ter competência e agilidade. A rapidez das novidades Rocket impressionam até as empresas originais. Entretanto, tal atividade não deixa de ser clonagem – é preciso tomar cuidado e analisar, criteriosamente, o efeito moral desta prática.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

1 comentário

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU