Tecnologias sociais e o líder aberto

Comentário do artigo “Tecnologias sociais e o líder aberto

Revista HSM Management, Janeiro/Fevereiro de 2011

 

Você já ouviu falar sobre “liderança aberta”? Este é o termo utilizado pela especialista em mídias sociais, Charlene Li, para definir sobre o novo perfil de líder, que abandona os padrões tradicionais para efetivamente gerir uma equipe de forma colaborativa.

No artigo, “Tecnologias sociais e o líder aberto”, publicado na Revista HSM Management, Janeiro/Fevereiro de 2011, Charlene Li defendeu a idéia de que a web 2.0, com suas possibilidades infinitas de compartilhar a informação, principalmente através das redes sociais, estimulou a formação de um novo perfil de liderança.

“As regras criadas pelo advento das tecnologias sociais exigem que os líderes desenvolvam novas habilidades, somadas às qualidades intangíveis, que fazem com que as pessoas confiem neles e os sigam”, diz Charlene Li.

De comum acordo com a especialista, acredito que uma liderança que inspire as pessoas é muito mais efetiva para organizações modernas e que buscam acompanhar as tendências. O líder aberto consiste naquele que confia em sua equipe, sem a necessidade de ter o controle, além do que compartilha informações, assim como nas redes sociais, pois compreende que o seu papel também está em desenvolver e ampliar as habilidades.

Para quem busca se tornar um líder aberto e se preparar para as novas exigências do mercado, Charlene Li sugere três passos: 1) Você tem de manter-se fiel aos seus valores, 2) Você precisa começar pelo pequeno, 3) Você deve desenvolver transparência. Passar a seguir estes passos não é algo fácil, mas você pode começar ao optar fazer parte das redes sociais.

625 milhões de pessoas estão ativas na internet no mundo, sendo que 63% dos usuários tem de 18 a 54 anos e utilizam as redes sociais. As mídias online têm moldado uma nova forma de se relacionar e fazer negócios. A cultura do compartilhar, símbolo do comportamento humano da última década, se tornará ainda mais comum com o avanço tecnológico. E você não pode ficar de fora desta rede social.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU