O Fim do Mercado de Carbono

Comentário da matéria “O Fim do Mercado de Carbono

Revista Exame, 19/06/2011

Desenvolvimento sustentável – este é o termo que tem se tornado cada vez mais comum no vocabulário de empresários, estudantes, profissionais, jornalistas e todos os demais públicos. Já é consenso que não há como continuar a explorar os recursos do planeta infinitamente, é preciso preocupar-se com preservação, consumo consciente e redução dos impactos nos planetas.

Neste novo cenário, em que se busca sustentabilidade, a tecnologia é vista como importante ferramenta. Através do viés tecnológico é possível mais eficiência nos processos, o que garante menos matéria-prima e maior produtividade, tudo isto com redução de resíduos.

Tecnologias ecologicamente corretas estão em evolução e destacam-se os mecanismos que garantem um desenvolvimento mais limpo. Neste sentido, brasileiros investem em tecnologias e soluções inovadoras para minimizar os impactos de seus negócios e até vender os créditos de carbono.

Este sistema foi motivo da cobertura da Revista Exame, na matéria “O Fim do Mercado de Carbono”. O texto jornalístico nos mostra que muitas empresas brasileiras nos anos de 2000 a 2008 ganharam dinheiro ao investir em tecnologias limpas e vender créditos de carbono a instituições européias que precisavam cumprir metas de baixar suas emissões de gases estufa.

Hoje, o “mercado de carbono começou a dar sinais de fadiga”. A crise financeira mundial de 2008 derrubou os preços dos créditos, além de estabilizar algumas indústrias européias que reduziram sua produção e por fim precisam menos de cumprir suas metas de redução de gases estufa.

Tal retrato do cenário internacional é preocupante. Afinal, haverá desaceleração nos processos que transformam as fábricas em unidades ecológicas de produção, bem como nos investimentos em tecnologia limpa. O desenvolvimento sustentável deve estar em nível de importância igual aos interesses financeiros, sendo um aliado aos mercados internacionais. É preciso resgatar a seriedade e o comprometimento de todos pela causa ambiental.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU