Tuiteiro ‘furou’ as agências

Minha Opinião – Comentário da matéria “Tuiteiro furou as agências”.

Jornal O Globo, do dia 03/05/11.

“Tuiteiro furou as agências”, esta foi uma das manchetes do jornal Folha de São Paulo, hoje (03/05/2011). A matéria refere-se ao fato de um usuário da rede social Twitter, o paquistanês Shaib Athar, ter sido o principal narrador da captura, seguida da morte, do Osama Bin Laden.

Com o perfil @ReallyVirtual, Shaib Athar descreveu desde a chegada dos helicópteros, os barulhos e toda a movimentação no entorno da fortaleza montada por Bin Laden. Em poucas horas, este era um dos perfis mais seguidos entre jornalistas e até mesmo o governo americano.

Shaib Athar tornou-se a materialização do poder das redes sociais na sociedade contemporânea. Em um fato de dimensão internacional, um simples cidadão paquistanês estava conectado a todo o resto e tornou-se peça essencial para uma comunicação sem fronteiras.

O Twitter somado a outras redes sociais oportunizam um fluxo de informação transversal, ou seja, não só a mídia convencional é capaz de transmitir mensagem. A internet permitiu que Shaib Athar saísse do anonimato, pois ele era o gerador de conteúdo relevante, nada mais justo do que direcionar os holofotes a este emissor.

Nesta nova era, o jornalismo se adapta e faz com que os novos mensageiros sejam seus aliados. A Folha de São Paulo veiculou informações transmitidas pelo @ReallyVirtual, bem como a maioria dos outros veículos. A sintonia entre estes agentes de comunicação fará com que reforcemos uma postura democrática tanto da mídia como nas demais instituições sociais.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU