A inteligência está na rede

Comentário sobre a matéria “A inteligência está na rede“.

— Revista Veja, 09/04/11

“A internet não muda o que aprendemos, mas o modo como aprendemos”, diz Don Tapscoott, em entrevista a Revista Veja, publicada na segunda semana de abril de 2011.

O especialista em internet, autor e coautor de 14 livros, abordou consistentemente o assunto referente ao mundo online, em seus vieses de transformação social e econômica. E de forma acertada, Veja nomeia a matéria de “A inteligência está na rede”.

De acordo com Don Tapscoott, já vivemos em uma era colaborativa, que já ultrapassou a era da informação. A internet é o suporte para que cada cidadão se torne emissor de sua mensagem e propagador de conhecimento. A união de vários ativos faz com que a sociedade viva e experimente a inteligência conectada.

As mais novas gerações já se inseriram nos novos moldes, mas como bem dito por Don Tapscoott, as instituições públicas e privadas precisam abandonar o tradicionalismo para não se tornarem obsoletas e conseguirem acompanhar um mercado rápido, que necessita de soluções em curto prazo.

De forma entusiasta, me deparei com o termo ‘wikinomia’, a fusão de “Wiki” com “economia”. É o princípio da Wikipédia aplicado à economia, milhões de pessoas colaborando para a efetiva realização. “A Wikinomia é a arte da ciência da inovação colaborativa”, afirma Don Tapscoott.

Acredito na Wikinomia e nos benefícios que ela traz a todos os envolvidos na esfera social, desde segmentos públicos, setor privado, colaboradores, estudantes e crianças; pessoas diferentes e de variadas das classes sociais dedicando seu potencial para concretização de um modelo que garante o bem-comum.

Vale muito à pena ler esta matéria e ver qual é seu papel neste novo modelo de sociedade. Como você colabora nesta nova era.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU