Comentário da matéria “Site de compra coletiva tenta se reinventar”
Jornal Valor Econômico
Quem comumente adquire “cupons” em sites de compra coletiva deve ter sentido mudanças. Uma dessas mudanças inclusive é a rejeição do termo “compra coletiva”. Os principais sites do país já excluíram a regra de que é preciso alcançar um número X de pessoas para que a oferta seja válida.
Agora o que interessa é fidelizar este cliente para que ele esteja mais satisfeito igualmente ao fornecedor da oferta. O Jornal Valor Econômico expõe as principais mudanças dos maiores sites de cupons de oferta: Groupon, Peixe Urbano e Clickon. Todos se reinventam para que o negócio digital sobreviva e mantenha-se como sólidas marcas.
O Groupon lançou um banco de ofertas para que o consumidor passe a buscar no site oportunidades próximas à sua casa. A ideia é que a pessoa tenha uma postura mais ativa e entre no site, em vez de responder ao marketing via e-mail.
O ClickOn apostou no segmento de viagens. O site consegue crescimento na receita por meio de um tíquete médio quase seis vezes maior. Simultaneamente, o portal enxugou a área de ofertas locais e saiu de 15 praças para a atuação ativa apenas 10 grandes cidades do país.
Na contramão do ClickOn, o Peixe Urbano aumentou suas ofertas locais e hoje está em 80 cidades. O tempo de permanência da promoção no site também foi ampliado.
Este não é fim do site de compras coletivas, mas sim o início de novas atuações de quem soube inovar sua estrutura de negócios. Manter os pontos positivos e se transformar de acordo com as exigências de um novo cliente – esta é uma lição que todos os empreendedores devem assimilar.
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