Michael Dell corre o risco de perder a empresa que fundou

Comentário da matéria “Michael Dell corre o risco de perder a empresa que fundou”

Jornal Valor Econômico

 

Você já ouviu falar de uma empresa com capital aberto que decide voltar atrás? Este é o atual cenário da Dell – uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Seu fundador Michael Dell declara em público que sua estratégia para endireitar a empresa é incompatível com o mercado acionário.

Firmes em seu propósito, Michael Dell, junto com seu sócio Silver Lake Partners, acordaram uma oferta de US$ 24,4 bilhões para o fechamento de seu capital. Com esta negociação, a ação da Dell estava precificada no valor de US$ 13,65 cada uma.

Mas a história não termina por aí. Antes que o prazo termine, outros nomes manifestaram interesse na fabricante de computadores. O grupo de private equity Blackstone enviou uma oferta preliminar e indicativa ao comitê especial da Dell.

O investidor bilionário Carl Icahn, que tem uma participação minoritária na Dell e se opõe à oferta do fundador Michael Dell em conjunto com a Silver Lake, e também fez uma oferta. Os detalhes das diferentes ofertas não foram imediatamente conhecidos, mas qualquer proposta tem grandes chances de ser atraente.

Tal cenário nos mostra que mais do que abrir IPO é preciso estudar estrategicamente como participar do mercado de ações e reverter isto em números positivos. Uma organização com capital aberto não está mais sujeita ao seu “dono-fundador” mesmo que ele seja majoritário. Uma empresa de tecnologia então não corresponde somente aos planos de uma só pessoa, mas ao seu caráter de inovação e sua competência em ditar tendência aos seus usuários.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU