Comentário da matéria “Maratonas de programadores aceleram criação de sistemas”
Jornal Valor Econômico
Você já ouviu falar de “Hackathon”? O termo, cada vez mais comum no vocabulário dos desenvolvedores, remete-se quando várias profissionais se reúnem e colaboram entre si para o desenvolvimento de novas soluções, principalmente a criação de sistemas.
As Hackathons tiveram origem a partir da cultura do Facebook, que reuniam seus funcionários para ajudar no desenvolvimento de novas ideias em uma noite de trabalho. Vários produtos inovadores como chat e vídeo nasceram de hackathons.
A reportagem do Jornal Valor Econômico revela que as Hackathons extrapolaram as gigantes de TI, apesar de ainda serem focados no universo dos desenvolvedores. Como exemplo, temos a Hackathon que reuniu 40 programadores de software, em novembro, para que juntos criassem um software capaz de ajudar a educar a população de Gana sobre os riscos à saúde representados pela escassez de banheiros no país africano.
O resultado foi um programa que permite as pessoas da cidade de Kumasi informar, via mensagens de texto ou Facebook, o avistamento de dejetos humanos, criando depois mapas digitais que identificassem os locais de risco.
O trabalho mostra como a experiência vinda do setor de tecnologia pode a cada dia ser mais social. Uma plataforma colaborativa que reúne talentos para mais do que aprimorar sites comerciais, mas oferecer soluções úteis aos graves problemas da sociedade. A tecnologia, com seu caráter transversal, pode impactar positivamente nos mais diversos negócios e causas sociais.
Web Cams Sex
Faça um comentário