Comentário da matéria: “Suecos investem para fazer do Brasil um polo de inovação”
Jornal Valor Econômico
Referências em inovação, empresas e institutos de pesquisa e tecnologia da Suécia compartilham com o Brasil as ações que colocaram a nação europeia entre as mais inovadoras do mundo. Por meio de um sistema de inovação aberta, universidade, empresa e governo trabalham em cooperação e propiciam o desenvolvimento através da inovação.
Acreditando nesta dinâmica de trabalho, a Saab, empresa sueca, fundou o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cibs). Formado por 11 membros e 40 parceiros, entre suecos e brasileiros, o Cibs fomenta projetos que dependem da tecnologia para alcançar inovações. Além disso, melhora a capacitação de estudantes e pesquisadores através da concessão de bolsas de estudo e da intensificação da relação entre academia e empresa.
Inaugurado há um ano, o Cebis tem como áreas de enfoque projetos que envolvem energia, meio ambiente, transporte e segurança, visando o desenvolvimento urbano. Para abrigar as pesquisas, será montado na universidade do ABC um laboratório de alta tecnologia, a exemplo de uma experiência de sucesso da Saab na África do Sul. A empresa já investiu 15 milhões no Brasil e planeja investir mais US$ 50 milhões em cinco anos.
Além da Saab, outras empresas acreditam nesse processo de inovação que vem se desenhando no Brasil. “A combinação de pessoas da indústria, da academia e do setor público gera muitos resultados interessantes e valiosos”, afirma Lotta Jakobsson, da Volvo Car Corporation. “Nem sempre somos os melhores em determinadas áreas e essa troca é extremamente rica”, disse o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Scania Lars Stenqvist. Ambas as empresas participam do Cibs.
O maduro e bem sucedido sistema de inovação sueco é prova de como a cooperação abre amplas possibilidades na procura por soluções. Esse ecossistema de trabalho traz evolução para o país com a melhoria do ambiente de criação e a constituição de uma cultura de empresas que baseiam as suas estratégias em inovação.
Web Cams Sex
Faça um comentário