Comentário da matéria “A vida inundada de bytes”
Revista O Globo a Mais
Com a popularização dos aparelhos móveis e de serviços como as redes sociais, os internautas estão em busca de formas cada vez mais rápidas e de qualidade para acessar conteúdos virtuais de onde estiverem, por isso existe uma procura constante e crescente pelo plano de dados dos celulares.
De acordo com a pesquisa “2012 Brazil Digital Future in Focus”, o acesso à internet por meio de dispositivos móveis no Brasil chegou a 1,5% de todo o tráfego web do país em dezembro de 2011. Somente entre agosto e setembro do ano passado, o acesso brasileiro à internet por meio de plano de dados aumentou em 50%.
Os números refletem que as operadoras focam cada vez mais no oferecimento de planos de dados, o que se traduz em termos técnicos como “megabyte” e “gigabyte”. Entretanto, o caminho percorrido para massificação da internet móvel não tem sido fácil, como demonstrado pela Revista O Globo a Mais.
Apesar do interesse contínuo do brasileiro pelos “planos de internet para o celular”, eles ainda não sabem a relação entre as unidades de medida de planos digitais e hábitos de consumo em aparelhos móveis – um megabyte, por exemplo, equivale em média ao acesso a dez páginas de internet em um smartphone.
Este desconhecimento faz com que muitas vezes os consumidores não compreendam os serviços que estão contratando. Por outro lado, as operadoras também não conseguiram deixar os planos de transmissão de dados claro aos internautas.
Além disso, a velocidade e a qualidade do serviço da internet móvel brasileira ainda são questionáveis. Por muitas vezes, a tecnologia ainda é incipiente, tanto dos aparelhos quanto das redes de comunicação, que não estão preparadas para fornecer tantos gigabytes quanto solicitados.
Tal cenário indica a importância do consumidor, que deseja adquirir um plano de internet móvel, gaste um tempo para identificar suas necessidades e entender exatamente o que cada plano permite. Dentre as possibilidades existentes, é preciso averiguar atenciosamente. Por outro lado, investir em tecnologia móvel é um grande nicho de mercado para empreendedores – o brasileiro é um dos maiores entusiastas pelas novas plataformas.
Web Cams Sex
Faça um comentário