Comentário da matéria “Google e Facebook são os concorrentes dos jornais”
Folha de São Paulo, 11/07/2011
Em recente entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, o jornalista espanhol Juan Luis Cebrián, 66, fundador do El País e presidente do Grupo Prisa, que, além do jornal, é dono da Santillana, grupo editorial ao qual pertence a brasileira Moderna, anunciou o que representa a internet para a mídia imprensa. De maneira surpreendente, Juan Luis declara que Google e Facebook são os atuais concorrentes dos jornais.
O experiente jornalista revela que nenhum jornal, em toda a parte do mundo, foi capaz de migrar para as operações virtuais com sucesso. Juan Luis explica que na internet, os usuários é que ditam as tendências, e até o momento, os internautas preferem acessar as informações em sites como o Facebook e Twitter do que nos portais institucionais dos jornais.
“Os diários já não dão notícias. Todo mundo já sabe as notícias quando vai ler os jornais. Os jornais explicam, fazem análises, debatem”, diz o jornalista Juan Luis ao afirmar que uma nova postura deve ser adotada pela mídia imprensa para que se mantenha no mercado, com competitividade.
Juan Luis, em todo momento da entrevista, mostra-se um profissional centrado e realista. Sabe que a internet é um caminho sem volta e mesmo, com a falta de “receita-pronta”, é preciso adaptar-se a nova realidade virtual. O El País optou por disponibilizar seu conteúdo na íntegra no portal institucional e acredita que o iPad é uma das melhores ferramentas para distribuição de jornais que existe. Acredito que este é o caminho para quem busca aproximar-se do internauta e se firmar como mídia assistida.
Web Cams Sex
Faça um comentário