e-Gov na pista

Comentário da matéria ‘e-Gov na pista’

Revista Mundo Corporativo, 19/06/2011

 

As novas tecnologias são recursos viáveis para estreitar os laços entre governo e sociedade. Através das plataformas web é possível tornar público as informações e serviços, permitindo assim a desburocratização e a transparência dos processos, de um jeito que agilize e facilite a co-participação do cidadão.

A tendência mundial de digitalização e dos serviços online é chamada e-Gov ou Governo Eletrônico. Este conceito anda lado a lado à modernização do serviço público e democratização da informação, funcionando muitas vezes como uma via de mão dupla entre cidadãos e governos.

Como dito por Ethevaldo Siqueira, consultor especializado em telecomunicações em seu artigo ‘e-Gov na Pista’, publicado na Revista Mundo Corporativo, ‘‘a democratização desses serviços pode revolucionar a vida das pessoas e das empresas, possibilitando o agendamento de uma simples consulta médica via internet ou pelo celular, bem como o acesso a dados do imposto de renda, o pagamento de tributos, a obtenção de certidões e documentos oficiais e até a expedição de guias de exportação’’.

Para a massificação do uso do e-Gov no Brasil, um país com forte inclinação para tecnologia, é preciso forte direcionamento das políticas públicas na democratização da banda larga. A conexão à internet de alta velocidade precisa fazer parte do cotidiano de cada cidadão.

Para isto, algumas projetos foram lançados, como informou Ethevaldo Siqueira. O governo federal lançou o projeto Br@sil.gov, cujo objetivo inicial era reunir as atuais redes do governo existentes – em especial, as de fibra óptica, e uma infovia construída sobre uma rede IP de altíssima velocidade nas grandes cidades.

A construção da infovia não aconteceu. Atualmente, cria-se corpo o Plano Nacional de Banda Larga, que busca junto as operadoras, oferecerem planos de internet com alta velocidade a valores mais populares. O objetivo é inserir milhares de brasileiros na web 2.0, promovendo, além da inclusão digital, uma medida para amenizar as desigualdades sociais.

Em nosso Estado, temos o Programa Goiás Conectado que possui metas ousadas quando o assunto é inclusão digital. Queremos inserir todo o Estado em uma zona online, aproveitando toda a infraestrutura já existente, fortalecendo a parceria com as operadoras e transformando nossas escolas em centros de inclusão digital.

O propósito está em modernizar o Estado como um todo, capacitando a população goiana para as exigências do mercado e fazendo com que a inclusão digital seja o pontapé para uma cultura da inovação, o que inclui o e-Gov nos planos estratégicos do Estado. A integração entre órgãos do governo estadual e das prefeituras faz parte do Goiás Conectado, ação que potencializará a administração pública e levará os serviços do governo a todos os cidadãos goianos.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU