Um empreendedor brasileiro se tornou notório no mundo ao desenvolver um aplicativo social capaz de resolver o problema de cerca de 360 milhões de pessoas no mundo.
Ronaldo Tenório. Este é o nome do alagoano que criou o Hand Talk, app que verte texto e voz para a linguagem de sinais. Com a ajuda do boneco virtual em 3D chamado Hugo, textos e frases são transformados por ele em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de deficientes auditivos no mundo é de 360 milhões de pessoas. Por isso uma invenção como essa, ser capaz de beneficiar tanta gente.
Com 31 anos, Ronaldo já ganhou diversos prêmios, como o de Melhor Aplicativo Social do Mundo em 2013, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e ser incluído pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) na lista dos dez jovens mais inovadores do mundo em 2016. O alagoano tem mais outros dois sócios, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz.
Atualmente outro grande passo na trajetória da startup está sendo desenvolver uma versão para o inglês, que são os gestos da American Sign Language (ASL), usada pelos surdos dos Estados Unidos. Para isso, eles estão contando com a ajuda do Google e de outras entidades referência da língua de sinais americana.
Ronaldo é orgulho para o mundo todo, mas principalmente para nós brasileiros. Que essas conquistas possam inspirar também outras mentes do nosso país para a criatividade e a confiança de que é possível sim, alcançar grandes realizações no mundo das startups.
*Assunto baseado na reportagem da revista Época Negócios
Web Cams Sex
Faça um comentário