O ‘Especial Saúde’ da Revista Exame foca na evolução da tecnologia nos cuidados com a saúde. Vários exemplos são citados e aqui eu destaco a experiência brasileira que inspira novas pesquisas ao redor do mundo.
O software InVesalius, criado em 2011, pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em Campinas, no interior paulista, é usado por cerca de 1000 hospitais e laboratórios brasileiros e em outros 100 países para fazer diagnósticos e planejar cirurgias.
Os médicos usam as maquetes para preparar as próteses, que antes eram moldadas dentro do corpo do paciente na hora da cirurgia. Resultado: o tempo de procedimento pode cair pela metade, diminuindo os custos.
No mesmo laboratório, o cientista russo Vladimir Mironov em parceria com Vicente da Silva – fundador e coordenador do CTI, trabalham em uma nova tecnologia de bioimpressão, ou seja, criação de órgãos e tecidos humanos com o auxílio de impressoras 3D. A experiência já conseguiu produzir parte do tecido de um fígado humano com células-tronco.
Estas são algumas das iniciativas em que a tecnologia alia-se à saúde humana, no sentido de oferecer novas maneiras de tratamento. A reportagem da Revista Exame estende-se em exemplos, demonstrando o potencial inovador em solucionar doenças e melhorar a qualidade de vida. Cabe aqui a reflexão quanto ao potencial desta área, mas também a reponsabilidade e dedicação de quem pretende investir.
Fonte: Revista Exame
Web Cams Sex
Faça um comentário