Atualmente o mercado financeiro ganhou um novo integrante que está dominando os principais conglomerados de investimentos. Um novo funcionário capaz de alcançar cifras volumosas.
Esqueça os experts que gerem os fundos, me refiro aos computadores. Segundo uma pesquisa da revista americana Alpha, metade dos 25 maiores fundos de hedge do mundo usa a inteligência artificial para traçar estratégias de investimento. Além disso, seis dos sete gestores mais bem pagos da indústria usam programas de computadores para garantir suas remunerações.
O objetivo desses gestores é descobrir o que influência os preços dos ativos financeiros e tentar antecipar esses movimentos. Como explica Yoshimori Nomura do fundo japonês Simplex, “com dados suficientes, é possível diferenciar algo imprevisível de um efeito cujas probabilidades é possível antecipar”.
Entenda o que significa cada termo:
- Algoritmo: procedimento dividido em etapas que permite a um computador executar uma tarefa. É a base de qualquer programação.
- Aprendizagem de máquina (machine learning): desenvolvimento de algoritmos que permitam a um computador melhorar seu desempenho sem intervenção humana.
- Inteligência artificial: recursos de programação que permitem a um computador adaptar-se a mudanças de cenário, aumentando sua flexibilidade na solução de problemas.
Quem diria que algum dia o homem fosse depositar tanta confiança nos computadores? Acreditar que máquinas podem calcular e prever um futuro próximo, e assim movimentar milhares de dólares em torno dessa aposta? Mais uma vez a tecnologia me surpreende. Acho que só não podemos tornar essas máquinas mais inteligentes que nós.
*Assunto baseado na reportagem da revista Isto É Dinheiro
Web Cams Sex
Faça um comentário