Montadoras e ‘startups’ correm para criar carro autônomo

 

“Toda essa transição para o carro autônomo e as companhias envolvidas estão pegando fogo. Um bilhão de dólares é barato para garantir que você esteja no jogo”, disse o consultor da BMW i-Ventures, Mark Platshon.

As empresas do setor automobilístico vivem uma batalha para conseguir levar inovação e tecnologia aos veículos. Neste sentido que montadoras, fabricantes de autopeças e diversas startups se uniram.

O principal objetivo é ampliar a conectividade nos veículos e acelerar o desenvolvimento de carros autônomos. A IHS Automotive estima que em até 20 anos as vendas anuais de carros semiautônomos e autônomos chegue a 21 milhões de unidades.

Não à toa o setor automobilístico virou um mercado bastante promissor para os empreendedores. Recentemente a General Motors fez uma proposta de US$ 1 bilhão para adquirir a Cruise Automation, empresa com foco em carros autônomos e que ainda não possui nenhum produto. A Drive.ai é outra startup que está criando inteligência artificial para o controle desses carros. Já a Zoox está trabalhando em um táxi-robô com design futurista.

Por um bom período o setor automobilístico não produziu grandes inovações. Mas isso mudou nos últimos tempos, principalmente pelo impulso de gigantes da tecnologia, como o Google, que exalaram o seu interesse por esse mercado e as possibilidades de gerar novas experiências aos consumidores. A reviravolta foi grande que as tradicionais companhias se depararam com diversas outras concorrentes de setores distintos. Enquanto de fato não acontecem grandes coisas, a gente aguarda ansioso para ver os resultados dessa acirrada corrida e, é claro, para que as inovações sejam viáveis ao consumidor final.

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Valor Econômico

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU