Fundador do Uber replica negócios para caminhões

 

Com apenas três meses de operação a CargoX já possui cerca de 100 mil profissionais cadastrados. Assim como o Uber, ela quer revolucionar o transporte só que nas estradas. E com uma diferença, com menos conflitos possíveis.

Chamado de CargoX, o aplicativo tem o objetivo de interligar caminhoneiros autônomos, que possuem seus próprios veículos, a empresas comerciais e industriais que tenham carga para movimentar.

“O coração do negócio é ligar oferta à demanda”, disse Oscar Salazar, o mexicano que criou a CargoX e também um dos três fundadores do Uber. – Ele não faz mais parte dos executivos do Uber, hoje é um dos acionistas da empresa.

Assim como o Uber, os candidatos devem passar por uma avaliação que inclui questões como o seu histórico nas estradas, incidentes com roubos, data de fabricação do veículo e etc. Se aprovados passam por um treinamento.

A CargoX garante que é possível ter uma economia de 30% com a utilização do seu modelo. Essa é também uma de suas principais metas, diminuir a ociosidade desse setor. O Brasil tem uma das maiores frotas do mundo com 2,5 milhões de caminhoneiros, mas estima-se que 350 mil deles são excedentes. Na logística da empresa, as mercadorias devem preencher uma grande fração do espaço dos caminhões, caso contrário precisa complementar com mercadorias de diferentes companhias.

Além da parceria com os caminhoneiros autônomos, a CargoX também quer fechar acordo com as transportadoras. Como diz Alan Rubio, diretor de transporte da empresa: “Não queremos ser vistos como inimigos de ninguém”.

Resta saber se essa intenção vai fazer efeito se a CargoX conseguir se expandir, e assim causar mudanças em outros negócios. Trazer para perto as empresas que envolvem esse setor é uma interessante estratégia, é como sacudir a bandeira branca e querer que todos se beneficiem.

 

 

 

*Assunto baseado na reportagem do jornal Valor Econômico

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