Dez anos se passaram desde que o Facebook foi criado, e só agora o fundador da rede social resistiu ao pedido de milhares de usuários: criar o botão “dislike” (“não curti”, em português) para expressar um post que não agradou.
A mão com o polegar para cima é o principal ícone que tornou o Facebook tão popular. Difícil não ver essa mãozinha – ainda mais se ela for azul – e não reconhecer que se trata da rede de Mark Zuckerberg. É essa mesma mãozinha só que agora virada para baixo que pode ser inserida na plataforma e, por que não, se tornar outro poderoso ícone.
“Não queremos que pessoas compartilhem os seus momentos e em troca recebam reações negativas. O que falta é a possibilidade de expressar empatia”, explicou Zuckerberg. O novo dispositivo seria para transmitir solidariedade ou apoio quando, por exemplo, o usuário informar a morte de um familiar.
Para os criadores essa é a real intenção do novo botão “não curti”, mas fica difícil saber se ele realmente será usado com essa finalidade. Infelizmente muitas pessoas utilizam a internet para prosperar ofensas e ações invejosas, o cyberbullying (termo que define a violência na web), por exemplo, é motivo de muita preocupação principalmente por pais e especialistas. É por isso que entendo ser bastante arriscado o Facebook concluir essa novidade. Da mesma maneira que o polegar para cima foi um propulsor para torná-lo viral na web, o gesto de “não curtir” também pode afastar definitivamente muitos usuários da rede social.
*Assunto extraído da Revista Veja
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