O sucesso da Xiaomi ofuscou as outras concorrentes de smartphone do mercado chinês, todo mundo ficou com olho grande na principal estratégia usada pela empresa e agora tentam repetir a mesma tática em seus próprios negócios. Será que isso vai dar certo?
Com apenas cinco anos de existência, a Xiaomi é considerada um das maiores startups do mundo com um valor de mercado de US$46 bilhões. Em 2014 ela vendeu 61,1 milhões de smartphones na China. A companhia fez uma revolução nesse segmento chinês ao vender celulares sofisticados – com componentes similares ao iPhone, por exemplo – a preços baixos. “A esperança era de que as vendas de serviços e produtos, como jogos de smartphones e fones de ouvido, compensariam a baixa margem”, como cita a matéria. Outra estratégia da Xiaomi foi vender os celulares na internet para evitar custo com o marketing.
Agora, as outras empresas chinesas de eletrônico como, Lenovo, Huawei e ZTE, seguem os mesmos passos da Xiaomi. Elas recentemente lançaram smartphones de qualidade a um preço bem mais baixo.
Essa é a ‘dureza’ de ser um empreendedor. Quando você ganha destaque, chama a atenção do mercado e os olhos se voltam a você com a intensão de também tentarem descobrir os segredos do seu sucesso. Aí não tem jeito, você precisa sempre se reinventar e produzir coisas novas para continuar no topo, porque é fato que seus concorrentes vão se aproximar bastante das suas ideias. Nesta disputa no mercado chinês de smartphones é duvidoso apostar nessa estratégia – produzir ótimos aparelhos com um preço bem baixo -, quem sabe as empresas se deem muito bem ou será um próprio tiro no pé.
*Assunto extraído do Jornal Valor Econômico
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