Comentário da matéria “Acelerador de projetos”
Revista Info
Como você vê a relação entre empresa e universidades?
Tem gente que tem a resposta pronta e vai dizer que no Brasil estas duas instituições não se misturam. Porém, de maneira corajosa e inovadora, existem profissionais altamente gabaritados que recomeçam um novo jeito de se relacionar, a partir das portas abertas da academia.
É o que a Revista Info nos mostra ao contar a história do InovaLab@Poli, projeto coordenado pelos professores Roseli Lopes e Eduardo Zancul, que conseguiram 500.000 reais de financiamento para tirar a ideia do papel.
O InovaLab tem três laboratórios equipados com impressoras 3D e computadores, uma disciplina da graduação e conta com a participação de alunos da faculdade num curso oferecido globalmente pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.
Em fevereiro, 40 alunos da Poli e de diversos cursos de graduação da USP começaram as aulas da disciplina ministrada pelo InovaLab@Poli. Cada um dos nove grupos de estudantes tem até o fim do semestre para propor uma solução aos desafios feitos por empresas e órgãos públicos. Cada grupo tem 1000 reais à disposição para usar no desenvolvimento do projeto.
“Nos Estados Unidos, muitas empresas ajudam as universidades sem se preocupar com a propriedade intelectual, porque sabem que o principal papel das instituições é formar gente criativa, que num segundo momento, vai estar dentro das empresas. Aqui estamos fazendo algo semelhante”, diz Roseli, em sua entrevista para Revista Info.
Mais do que questionar o sistema vigente, sempre temos que fazer parte da mudança. Ser agente na transformação nem sempre é fácil, mas se faz necessário para quem busca por melhorias e acredita na importância de uma gestão participativa e comprometida com resultados. O projeto InovaLab@Poli é exemplo para todos nós.
Web Cams Sex
Faça um comentário