Comentário da matéria “Certificação digital ganha novo fôlego no Brasil”
Jornal Valor Econômico
Muito já se falou da certificação digital no Brasil. A proposta é ter reunido em um único arquivo eletrônico todos os dados de um cidadão ou pessoa jurídica: RG, CPF, endereço, estatuto ou contrato social, CNPJ e outros documentos. O certificado digital também serve como substituto da assinatura convencional com reconhecimento de firma.
A certificação digital existe no país de 2001, mas seu uso cresceu de forma significativa a partir de 2003, com a aprovação de uma lei que tornava totalmente válida a autenticação de documentos por certificados digitais.
A previsão é que se aumente a demanda pelas certificações digitais. Segundo o Jornal Valor Econômico, o avanço será impulsionado pelo uso obrigatório do certificado digital na emissão de carteiras profissionais de médicos, carteiras de estudantes emitidas pela UNE e protocolar processos judiciais eletrônicos.
Certisign, Serasa Experian e até mesmo a Caixa Econômica Federal possuem áreas voltadas à certificação digital e todas as companhias esperam maior interesse de pessoas físicas e jurídicas pelo novo método de se documentar neste ano.
Lembramos aqui do projeto do governo federal em também utilizar a certificação digital para declarações de Imposto de Renda e do e-Social. Pessoas físicas e jurídicas cada vez mais sintonizadas à tecnologia em busca de maiores garantias e facilidades.
Web Cams Sex
Faça um comentário