O teste da realidade

Comentário da matéria “O teste da realidade”

Revista Veja

 

Já foi o tempo em que videogame era brincadeira de criança. A idade média atual de um jogador é 30 anos e os jogos de maior sucesso são os restritos a maiores de 18 anos. Isto significa que a maioria dos usuários pertence à população economicamente ativa e que escolhe gastar em videogames.

Não é a toa que o faturamento deste mercado passou de cerca de 5 bilhões de dólares anuais, em 1997 para os atuais 70 bilhões de dólares, quatro vezes o que se ganha com música e o dobro da arrecadação de Hollywood. Isso faz dos videogames a maior indústria do entretenimento do mundo desde 2007.

Ao ler a matéria “O teste da realidade”, publicada pela Revista Veja, temos uma visão panorâmica de todo este mercado que se tornou o videogame, enfatizando temas polêmicos com a visão de especialistas.

Um dos destaques está na altíssima carga tributária sob os videogames no Brasil. Nos Estados Unidos, o PS4 sai por 920 reais; no Brasil, o preço é de 3999 reais. O Xbox One, que os americanos compram por 1150 reais, custa 2299 reais. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, organização sem fins lucrativos, mostra que a carga tributária, somada a custos de distribuição e fabricação, representa 3679 reais do preço de 3999. O restante, 320 reais, é o lucro do varejista.

A reportagem também demonstra, com propriedade, que o hábito de mexer com jogos virtuais melhora a capacidade de memorizar e se concentrar. Depois de seis meses jogando, os idosos começaram a apresentar desempenho similar ao de um jovem de 20 anos na realização de uma série de tarefas mentais.

Um mercado gigante, em ascensão e altamente ligado às tecnologias de ponta. Cada vez mais aprimorados, os videogames solidificam sua posição como líderes da indústria do entretenimento.

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