Caçar músicas no YouTube dá dinheiro

Comentário da matéria “Caçar músicas no YouTube dá dinheiro”

Jornal Valor Econômico

 

A indústria da música mudou. Cada vez menos as pessoas compram menos CDs e DVDs. As pessoas escutam seus sons preferidos em seus dispositivos móveis, muitas vezes conectados à internet. Neste novo universo, temos como gigante o YouTube que amplia o acesso à diversas produções culturais, de artistas reconhecidos ou não.

Neste cenário, presenciamos um serviço inovador que vê oportunidades no mercado. O Jornal Valor Econômico nos apresenta o Audiam – uma plataforma que varre o YouTube em busca de vídeos que apresentem músicas não licenciadas, por meio de softwares de emparelhamento de áudio e do sistema ContentID, do próprio YouTube.

Durante a varredura, se são encontrados anúncios exibidos em vídeos que incluem músicas de seus clientes, a Audiam, de Nova York, reivindica uma parte da receita publicitária; se não há anúncios ligados a esses vídeos, a Audiam autoriza o YouTube a fazê-lo.

O fundador do Audiam é Jeff Price, empreendedor que escolheu um alvo gigantesco e lucrativo, que veicula 6 bilhões de horas de vídeo a cada mês. Se ele intermediar um destes sucessos instantâneos do YouTube, ele pode intermediar o artista com o Youtube garantindo parte dos anúncios, além de receber uma gorda comissão, cerca de 25%.

Enxergar oportunidades no mercado sempre foi lei no empreendedorismo e na gestão de negócios. Ter um olhar inovador e antecipar-se às tendências do mercado reflete um posicionamento vigorante nos dias atuais. Mais soluções referentes ao cenário musical hão de aparecer – estamos só no início do streaming e dos sons digitais.

 

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