Todos contra a Amazon no Brasil

Comentário da matéria “Todos contra a Amazon no Brasil”

Revista Veja

 

A Amazon é hoje uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo. Um verdadeiro império do segmento do varejo, mas que tem enfrentado fortes barreiras para entrar no mercado brasileiro. São mais de três anos de negociação com governo e empresas no Brasil.

O início de suas operações estava marcado para o dia 01 de setembro de 2012, mas mais uma vez a Amazon adiou seus planos. Apesar de já terem fechado com as empresas responsáveis pelo armazenamento e logística, ainda há pontos para serem fechados.

Uma das estratégias da Amazon é iniciar suas operações no Brasil através da venda de livros digitais e o seu leitor Kindle. O objetivo é driblar as dificuldades de distribuição e burocracia. Entretanto, a multinacional tem encontrado dificuldades.

A varejista americana exige descontos de 50% na compra dos livros e o direito de cobrar o quanto quiser por eles. As editoras não topam. Hoje, grandes redes de livrarias, como Saraiva e Cultura, que compram 44% do total de livros impressos, recebem descontos médios de 35%.

A resistência das editoras mostra o receio no novo modelo de fazer negócio. Além disso, as concorrentes diretas que são as livrarias e lojas on-line como Submarino, Americanas.com e Shoptime, tentam frear a entrada da empresa no território e no gosto dos brasileiros.

Com a real presença da Amazon no Brasil, a experiência do e-commerce nacional passará a ter referências mundiais, onde há extremo cuidado com o atendimento ao cliente, entrega do produto, finalização da compra e zelo por todas as etapas. Sendo assim, a concorrência provocará uma melhoria no serviço local. Livrarias e lojas on-line devem se adaptar para garantir sobrevivência no mercado. Ganha o consumidor com mais opções e preços mais competitivos.

 

 

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