Lixo eletrônico migra do e-mail para redes sociais

Comentário da matéria “Lixo eletrônico migra do e-mail para redes sociais”

Jornal Valor Econômico

 

Os fraudadores estão de olho. Se mais pessoas usam as redes sociais, os cybercriminosos aperfeiçoam seus ataques nas novas mídias. Os “spammers”, como são chamados os autores das mensagens indesejadas, criam até 40% das contas nos sites de redes sociais – aproximadamente o dobro do volume de seis meses atrás.

Os dados estão na matéria “Lixo eletrônico migra do e-mail para redes sociais”, publicada no jornal Valor Econômico. O entrevistado, Mark Risher, principal executivo da Impermium, empresa que vende software antispam, explica que os “contraventores estão aderindo a isso com muita naturalidade”, portanto, é cada vez mais comum se deparar com o “spam social”.

Facebook e Twitter já gastam dezenas de milhões de dólares com programadores e especialistas para manter a integridade de seus sites. Estas redes sociais chegam a travar brigas com outras empresas e agências que utilizam o chamado “seqüestro de cliques” – ou seja – utilizam uma isca como “você ficará chocado de ver este vídeo” ou “basta curtir esta página para ver o vídeo” para incitar usuários a curtir inadvertidamente um possível spam.

O Twitter processou no mês passado as produtoras de software para spam Skootle e JL4 Web Solutions, mais cinco pessoas físicas, alegando que eles eram responsáveis por spams que resultaram no cancelamento de contas por alguns usuários.

O Pinterest estimula os usuários a formarem uma patrulha do bairro virtual e notificar a divulgação de spams antes que eles se propaguem. No mês passado, o site montou um blog conclamando os visitantes a usarem seu botão de notificação para identificar spams.

Tais ações demonstram a preocupação em conter toda forma de conteúdo danoso. Os spams são a porta de entrada para os vírus da geração 2,0, portanto é tão compreensível este dispêndio de gastos e atenção por parte das gigantes das redes sociais. Da parte do usuário, fica a dica da constante atenção para com os cliques, que podem te levar a um fim indesejável.

 

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