Inovação é principal desafio do país, diz Laplane

Comentário da matéria “Inovação é principal desafio do país, diz Laplane”

Jornal Valor Econômico

            Ciência e Tecnologia são prioridades para o Governo Federal. Sob ordens da presidente Dilma, todos os ministérios estão integrados no objetivo de acelerar a inovação tecnológica, principalmente através da industrialização. Não é a toa que o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) ganha importância e obteve destaque com o novo presidente, o economista Mariano Laplane.

            Reorganização produtiva é um dos principais termos citados por Laplane. Ele foca suas ações estratégicas para estimular o processo de industrialização, a partir da sofisticação dos métodos de produção e gestão, e concentração das cadeias produtivas próximas ao mercado consumidor. “As universidades são centrais no processo de inovação, mas a responsabilidade deve ser toda das empresas”.

            Laplane é graduado em ciências sociais pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Possui mestrado em City Planning pela Universidade da Califórnia e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de economia, com ênfase em organização industrial e estudos industriais e já esteve à frente do Instituto de Economia da Unicamp.

            Liderando o CGEE, Laplane fortalece o papel do governo em pensar, formular, avaliar políticas públicas e estratégias de desenvolvimento com foco na inovação. Pensar em um setor produtivo forte é integrar o país as zonas mais competitivas, garantindo-o como interlocutor de tendências e produtor de conhecimento.

            Reforçar as políticas de ciência e tecnologia é a única solução baseada em pilares éticos e sustentáveis de reduzir os gargalos brasileiros. A inversão da lógica colonial poderá efetivamente ser deixada no passado, pois aprenderemos a produzir no país e termos a qualificação profissional como verdadeira riqueza nacional. Inovação muda não só cultura empresarial, mas a rota produtiva de um país.

Web Cams Sex
Compartilhe no Google Plus

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MENU