Comentário da matéria “Pontapé de energia”
Revista Galileu, 07/02/2012
A tecnologia é uma forte aliada da sustentabilidade. As técnicas quando são altamente inovadoras permitem a execução de um trabalho, com muito menos impacto e de forma mais eficiente. Este é o retrato do novo tênis que gera energia. É que dois pesquisadores da Universidade de Winsconsin, dos EUA, instalaram em um par do calçado um sistema para converter a energia mecânica de nossas passadas em eletricidade.
A Revista Galileu esclarece como o tênis gerador de energia funcionará: são dois reservatórios de metal líquido conectados entre si por um tubo cheio de nanoeletrodos. Ao caminharmos, o líquido se desloca de um reservatório ao outro, gerando uma corrente elétrica. Ela é armazenada em uma bateria, localizada na ponta dos dedos. A ideia é carregar gadgets, através de uma entrada USB no calcanhar do tênis. Daqui a pouco tempo, os pesquisadores também querem inserir um transmissor wi-fi no calçado para que todo usuários mantenha-se conectado enquanto caminha.
O tênis é um verdadeiro pontapé para uma geração de energia altamente desenvolvida do ponto de vista tecnológico e também da sustentabilidade. Pensar na auto-suficiência energética é um jeito muito mais racional de preservar os recursos naturais e estimular os processos dinâmicos da sociedade humana. A ideia deve ser expandida para as demais atividades da sociedade, inclusive grandes operações, como as construções e os deslocamentos em massa.
Web Cams Sex
Faça um comentário