Comentário da matéria “Venda de computador se desacelera no ano”
Jornal Folha de São Paulo, 09/12/2011
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgou pesquisa sobre o mercado de computadores no Brasil. Até o fim do ano, serão comercializados 15,3 milhões de PC’s no país, o que reflete uma desaceleração nas vendas em 2011, com expansão de apenas 9%. Em 2010, as vendas haviam saltado 17%, chegando a 14 milhões de máquinas.
Em reportagem na Folha de São Paulo, o diretor da Abinee, desconsidera que os tablets roubam espaço dos computadores, pelo menos em curto prazo. “O consumidor tem diferentes necessidades e deve continuar buscando computadores tradicionais”, diz Hugo Valério, diretor de informática da Abinee.
O Brasil experimentou uma maior restrição ao crédito principalmente no terceiro trimestre, o que freiou o volume de vendas. Além disso, o custo do computador aumentou muito, o que implicou no menor faturamento das empresas.
Segundo pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a cada 20 casas sete possuem computador, o que significa que 75% é o número aproximado das residências brasileiras que não possuem PC’s em casa. Para o sucesso de programas como o “Banda Larga Popular”, é preciso continuar a se investir na aquisição do primeiro computador, como forma de estimular a educação e inclusão digital dos brasileiros.
Web Cams Sex
Faça um comentário